Não é de hoje que sabemos a importância que um terceiro idioma possui em atuações profissionais, tendo em vista que o inglês já passou a ser um pré-requisito na maioria das vagas. Desta forma, se você deseja falar um terceiro idioma deve-se atentar para qual o melhor idioma e o que mais pode te trazer benefícios na sua área de atuação. Vejo inúmeros profissionais gastando tempo e dinheiro aprendendo idiomas que são raramente utilizados no mercado profissional em suas áreas de atuações. Para que isto não ocorra com você, sugiro sempre uma avalição cautelosa. Afinal, ninguém quer perder tempo e dinheiro aprendendo um idioma que não irá trazer benefício algum a não ser que seja um sonho de vida, certo?
Quando um profissional me questiona sobre qual o melhor idioma a se aprender, sempre peço que avaliei a sua situação pois pode variar de acordo com sua a área de atuação profissional e os objetivos a serem alcançados. Por isso, sempre recomendo que sejam realizadas as seguintes perguntas antes de escolher o idioma a ser estudado:
1. Qual a sua área de atuação e qual o seu objetivo?
É muito importante saber onde se deseja chegar e iniciar o mais breve possível à trajetória para o sucesso. Se você deseja morar em outro país ou se o seu sonho é trabalhar em uma empresa especifica, vale a pena avaliar quais são as línguas faladas nesse contexto. Algumas pessoas realmente sonham em ter experiencias em outros país seja morando ou realizando trabalhos temporários e outras pessoas desejam crescer profissionalmente. Tendo isto em mente você conseguirá não só escolher o melhor idioma a ser aprendido, mas também ir trilhando o caminho para obter o resultado desejado. Dominar o idioma sempre pode ser utilizado a seu favor!
2. As empresas que são pioneiras e líderes de mercado estão sedeadas em qual país? Esse país fala qual língua?
É sempre bom avaliar quais são as empresas que são líderes de mercado e tecnologias na sua área de atuação. Elas sempre vão ser utilizadas como benchmarking por empresas concorrentes e muito provavelmente o país da sede da empresa possui empresas similares que atuam no mercado. Por exemplo, a Áustria e a Alemanha são países que possuem inúmeras empresas que atuam no mercado de automação industrial e sistemas logísticos.
3. Estas empresas possuem filiais no país que você reside?
É importante também conseguir atuar em empresas que possuem filiais no país de sua residência. Além de ficar mais fácil conseguir uma oportunidade na empresa matriz, você poderá praticar o idioma com seus colegas de trabalho.
4. Quantas empresas que atuam na sua área utilizam deste idioma?
Se você pegar como exemplo a indústria automotiva, verificará que na Alemanha existem grandes empresas como Porsche, BMW, Audi, Mercedes Benz e Volkswagen. E a maioria delas possuem filiais no Brasil. Isso amplia bastante as suas oportunidades caso tenha escolhido o ramo automotivo para seguir carreira.
5. Você gostaria de trabalhar no país da língua escolhida, caso receba uma oportunidade?
Muitas pessoas pensam que morar fora é uma tarefa fácil, além de dar um impulso na carreira profissional tem em mente em melhorar a sua qualidade de vida. A Suíça, por exemplo, é segundo país com melhor qualidade de vida do mundo. Mas morar em outro país nem sempre é tão simples assim. Adaptar-se a uma nova cultura e um novo estilo de vida é algo que deve ser muito bem avaliado. Após responder estas perguntas, com certeza, você já terá mais claro em sua mente qual o melhor idioma a ser estudado.